Minicursos 

(OBS: Alguns minicursos necessitam de pré-requisitos)

CÓDIGO MINICURSO MINISTRANTE DATAS

M1

 Avaliação Qualitativa de Projetos e Execução de Pontes

 

Introdução ao Estudo de Pontes; Aspectos Históricos sobre Pontes no Brasil e no Mundo; Sistemas Construtivos de Pontes; Cargas Permanentes e Móveis; Trem-Tipo de Flexão; Linha de Influência Isostática e Hiperestática; Superestrutura de Pontes; Mesoestrutura Pontes; Infraestrutura de Pontes; Elementos Complementares de Pontes; Curiosidade sobre Pontes.

  • Requisito: Requisito para se inscrever: Conhecimentos básicos de Mecânica, Resistência dos Materiais e Estruturas.
 

Profº Dr. José Neres da Silva Filho

Segunda-feira, (16/11)

13:30 às 17:00

M2

Geossintéticos aplicados à Engenharia Civil e Ambiental
 

Descrição: Os materiais geossintéticos são amplamente empregados na Engenharia Civil e Ambiental. Neste minicurso serão apresentados os principais tipos de geossintéticos, juntamente com suas propriedades mais relevantes e as funções que podem desempenhar em obras de Engenharia. Serão mostrados diversos aplicações reais, com destaque a um exemplo de dimensionamento de uma estrutura de solo reforçado com geossintéticos.

  • Requisito: Alunos de graduação e pós-graduação em Eng. Civil e Ambiental, ou áreas correlatas, juntamente com profissionais interessados no assunto.

Profº Dr. Fagner Alexandre Nunes de França

Segunda-feira, (16/11)

14:00 às 18:00

M3

 

Impactos ambientais relacionados às diferentes formas de geração de energia

Descrição: Conceito de energia. Energias renováveis e não-renováveis. Impactos ambientais físicos, químicos e biológicos relacionados à geração de energias não-renováveis. Impactos ambientais físicos, químicos e biológicos relacionados à geração de energias renováveis. Alternativas sustentáveis na produção energética.

 


Msc. Agassiel de Medeiros Alves
 (UERN)

Terça-feira, (17/11)

19:00 às 22:00

Quarta-feira, (19/11)

19:00 às 22:00

M4

 

Construção de um equipamento de baixo custo para o ensino de Física

Descrição: Análise estatística de dados em experimentos didáticos de Física.

  • Requisito: Professor do ensino básico

 

Dr. Glaydson Francisco Barros de Oliveira & MSc. José Wagner Cavalcanti Silva
(UFERSA -
Pau dos Ferros)

Quarta-feira, (18/11)

8:00 às 11:30  

13:30 às 16:00

M5

 

Orçamento

Descrição: O curso de orçamento tem como finalidade fazer levantamento quantitativo de uma residência unifamiliar, com o uso do software ORSE de uso gratuito, onde o mesmo possui um banco de dados dos principais servidos que são executados em uma construção e as etapas da mesma. Visualizando os insumos para a composição de serviços e o custo de cada um deles de forma impactante para o serviço a ser realizado.

              O referido minicurso tem a ideia e propósito de fornecer uma base para os participantes sobre o que é orçamento e como é utilizado e inserido no planejamento das construções.
 

 

 Msc. Rogério de Jesus Santos
(UFERSA -
Pau dos Ferros)

Quarta-feira, (18/11)

 

10:00 ás 11:30

13:30 às 18:00

M6

Clima e Planejamento  em Recursos Hídricos

 

Anderson Araújo de Souza

Quinta-feira, (19/11)

8:00 às 11:30 

13:30 às 16:00

M7

Smart Grid: desafios e tendências da geração distribuída

Descrição: Smart Grid (redes inteligentes), é o termo utilizado para a nova geração de sistemas elétricos de potência, a qual utiliza fluxos bidirecionais de eletricidade e informação para criar uma rede de distribuição de energia automatizada amplamente distribuída. De uma forma geral, a geração distribuída economiza investimentos nas redes de transmissão e distribuição, reduzindo as perdas no sistema elétrico e melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica, além de apresentar baixo impacto ambiental e contribuir para a diversificação da matriz energética. Nesse minicurso, serão abordados os temas com relação ao estado da arte da geração distribuída, enfatizando as fontes renováveis solares e eólicas.

Carga Horária: 4h

MSc. Ernano Arrais Júnior
(UFERSA
- Pau dos Ferros)

Terça-feira, (17/11)

19:00 às 22:00

Quarta-feira, (18/11)

19:00 às 22:00

M8

Introdução a Programação em Scilab e sua utilização como auxílio à Engenharia.

Descrição: O Software Scilab é um pacote de software livre que provê um poderoso ambiente de computação numérica para aplicações científicas e de engenharia. Softwares como o Scilab são utilizados para facilitar cálculos complexos, onde, de acordo com algoritmos e funções pré-estabelecidas, o usuário cria modelos matemáticos que podem ser aplicados a problemas da área acadêmica.

Carga Horária: 6h

  • Requisito: Conhecimento básico de algoritmos

 

MSc. Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo (UFERSA - Pau dos Ferros)

Quinta-feira, (19/11)

8:00 às 11:30 

 14:30 às 17:00

M9

 

Introdução ao Geogébra

Descrição: Conceitos Básicos, Janela CAS e aplicações em Cálculo I, II, Algebra Linear e Estatística.

 


MSc Josenildo Galdino/MSc. Mônica Paula de Sousa/Equipe do projeto: Pré-cálculo
(UFERSA - Pau dos Ferros)

Segunda-feira, (16/11)

13:30 às 17:30

Terça-feira, (17/11)

13:30 às 15:30

M10

Visual Studio: Iniciação ao Desenvolvimento de Software

Descrição: Iniciação ao desenvolvimento de software através da IDE Microsoft Visual Studio 2010 usando a linguagem .NET C#. Ele propõe a criação de interfaces gráficas (janelas) para a Interação Homem Máquina – IHC através de componentes.

 Carga horária: 6h

  •  Requisito: Conhecimento básico de lógica de programação.


José Renato da Silva Freitas - Graduando em Ciência da Computação (IFCE). Técnico de Laboratório de Informática.
(UFERSA - Pau dos Ferros)

Terça-feira, (17/11)

08:00 às 11:30     

13:30 às 15:30

M11

Introdução ao Latex

Descrição: Este minicurso destina-se em especial a principiantes que desejam escrever artigos, resenhas e apresentações que contemplam símbolos matemáticos, diagramas ou figuras usando o LATEX.

Carga Horária: 10h

Dr. Lauro Bezerra Nogueira
(UFERSA - Pau dos Ferros)

Terça-feira, (17/11)

8:00 às 11:30

Quarta-feira, (18/11)

8:00 às 11:30


 

M12

Química Forense à serviço da investigação criminal

Descrição: A Química forense é a aplicação dos conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face sofisticada e complexa dos crimes, seja assassinatos, roubos e envenenamentos, seja adulterações de produtos e processos que estejam fora da lei. Essa ciência é utilizada para a análise de vestígios principalmente em crimes violentos. Tais como vestígios biológicos, tais como sangue, cabelo, sémen, e outros tecidos que estão entre os tipos de evidências mais frequentemente encontradas nas cenas do crime. Estes chegam a um laboratório criminal de várias formas, tipos e condições, fazendo com que os procedimentos analíticos normais, às vezes sejam difíceis de executar. O curso possibilita ao aluno ter uma visão geral sobre todos esses métodos de análises que a ciência oferece aos casos judiciais.
 

Dra. Shirlene Kelly Santos Carmo
(UFERSA - Pau dos Ferros)

Terça-feira, (17/11)

19:00 às 22:00

Quinta-feira, (19/11)

19:00 às 22:00

M13

Lei de Faraday: A ciência por trás da  geração de eletricidade

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre se mostrou argumentativo sobre diversos assuntos, entre eles a eletricidade, que hoje é responsável por tantas facilidades no mundo moderno. No inicio do século VI a.C, o filósofo grego Thales de Mileto descobriu que uma resina vegetal petrificada conhecida como âmbar (elektron em grego) podia atrair pequenos pedaços de palhas, fragmentos de madeira ou penas. As descobertas subseqüentes no ramo da eletricidade trouxeram avanços e inovações nunca vistos até então, como por exemplo, os experimentos de Otto Von Guericke e sua máquina de gerar eletricidade e a pilha de Alessandro Volta. Ao mesmo tempo, outra ciência, tão misteriosa quanto à dos elétrons, se desenvolvia separadamente: o magnetismo, o qual teve suas primeiras observações numa região da Ásia conhecida como Magnésia, também por volta do século VI a.C. Essas duas ciências caminharam separadas por muitos séculos. Foi somente em 1820, na Dinamarca, que Hans Christian Oersted descobriu que uma corrente elétrica fluindo em um condutor era capaz de alterar a agulha de uma bússola. A partir de então falava-se em uma ciência unificada, que colocava efeitos elétricos e magnéticos em um só patamar, surgia o Eletromagnetismo. Foi dentro dessa nova e surpreendente área que em 1831, na Inglaterra, Michael Faraday descobriu que se um condutor se movimentasse dentro do campo magnético de um ímã, uma força eletromotriz era induzida nos terminais do condutor. Faraday interpretou esse fenômeno como uma transformação natural dos campos e a descreveu matematicamente de uma maneira simples e objetiva. Essa observação, aparentemente simples, foi a responsável pela geração de eletricidade em corrente alternada e dos motores elétricos que movem grande parte do nosso planeta.


Dr. Lino Holanda

(UFERSA - Pau dos Ferros)

Segunda-feira, (16/11)

8:00 às 11:30

Quarta-feira,     (18/11)

19:30 às 22:00                

 

 

 

M14

Conceitos básicos de mecânica quântica

A física clássica teve e ainda tem papel muito importante na ciência. É notório que o conhecimento da mecânica de Newton nos levou a um grande progresso tecnológico e até mesmo ao conhecimento do universo em muitos detalhes. No entanto, no século XX o homem se deparou com vários experimentos inexplicáveis do ponto de vista clássico. Foi inevitável o surgimento de uma nova física (mecânica quântica) que explicasse fenômenos tão dísparos do cotidiano e intuição. Neste minicurso mostraremos os conceitos fundamentais da mecânica quântica sem muita profundidade ou demonstrações matemáticas, porém, focaremos no entendimento físico do fenômenos. Abordaremos conceitos como: o experimento de Stern-Gerlack, o momento de dipolo magnético do elétron. quantização da energia e suas consequências, princípio da incerteza de Heisengerg, dualidade onda-partícula, emaranhamento quântico ente outros efeitos e aplicações envolvendo a mecânica quântica. 




Dr. 
Zenner Silva
(UFERSA-CARAÚBAS)
 Quinta-feira, (19/11)

8:00 às 11:30

14:30 às 17:00

 

   

M15

FTOOL - Módulo Básico

O FTOOL é um programa que se destina à análise de estruturas planas. Trata-se de uma ferramenta simples, que une, em uma única interface, recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo, aliado a uma rápida análise da estrutura. O objetivo deste minicurso é apresentar os conceitos básicos de estruturas e utilizá-los em uma ferramenta numérica afim de obter resultados para a etapa de análise estrutural. 

  •  Requisito: Alunos matriculados pelo menos em Resistência dos Materiais I

         

   









MSc. Leonardo Henrique Borges de Oliveira
(UFERSA-PAU DOS FERROS)
Terça -feira,
(17/11
)


17:00 às 18:00

Quarta-feira,
(18/11)

08:00 às 
11:30

13:30 às 15:00


 

M16

FTOOL - Módulo Básico

O FTOOL é um programa que se destina à análise de estruturas planas. Trata-se de uma ferramenta simples, que une, em uma única interface, recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo, aliado a uma rápida análise da estrutura. O objetivo deste minicurso é apresentar os conceitos básicos de estruturas e utilizá-los em uma ferramenta numérica afim de obter resultados para a etapa de análise estrutural. 
 
  •  Requisito: Alunos matriculados pelo menos em Resistência dos Materiais I
 
 


MSc. Paulo Henrique 
(UFERSA-PAU DOS FERROS)
Segunda-feira
(16/11)

08:00
às 11:30

Teça-feira
(17/11)

08:00 às 11:30

 

<<

<<